Cobrança indevida de planos de saúde: o que fazer?

Caso já tenha efetuado o pagamento, encaminhe para a CELOS a Nota Fiscal em nome do beneficiário/paciente com a descrição detalhada dos itens cobrados, a descrição cirúrgica ou prontuário médico.

A entidade avaliará se o procedimento/material é pertinente. Se positiva e pertinente a cobertura contratual, prosseguirá com reembolso e orientação ao prestador. Ou seja:

Pagamento já realizado:

  • Envie a Nota Fiscal em nome do beneficiário/paciente para a CELOS.
  • A CELOS analisará se o procedimento/material é coberto pelo plano.
  • Se sim, você será reembolsado e o prestador será orientado.

Agora, se a cobrança ainda estiver em aberto, encaminhe para a análise da CELOS o documento fornecido pelo prestador em nome do beneficiário/paciente com descrição detalhada dos itens cobrados, juntamente com o espelho de conta e/ou prontuário médico. Ou seja:

Pagamento em aberto:

  • Envie o documento da cobrança e o espelho de conta/prontuário médico para a CELOS.
  • A CELOS analisará a pertinência e a cobertura contratual.
  • Se sim, a CELOS solicitará ao prestador o ajuste da conta.

Caso haja pertinência, bem como cobertura contratual, após a avaliação será solicitado ao prestador o ajuste da conta via sistema autorizador.

Vale lembrar que os prestadores só podem realizar cobranças complementares de procedimentos que foram negados pelo plano quando o beneficiário tiver sido comunicado pela CELOS.

Por isso, recomendamos que antes de efetuar qualquer pagamento solicite o espelho de conta ou outro documento fornecido pelo prestador em nome do beneficiário/paciente, com a descrição completa e detalhada dos itens cobrados. Ou seja:

Importante:

  • O prestador só pode cobrar por procedimentos negados após comunicação da CELOS.
  • Antes de pagar, solicite o espelho de conta ou outro documento com a descrição completa dos itens cobrados.

Encaminhe os referidos documentos para análise, por meio do Fale Conosco disponível em www.celos.com. E, em caso de dúvidas, entre em contato pelo 0800 048 4040.

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