6 de setembro de 2017 · CELOS Jornal Online / Economia

Com novo corte de um ponto percentual, Selic vai de 9,25% a 8,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou na tarde desta quarta-feira (6) um corte de 1 ponto percentual na Selic, que foi de 9,25% para 8,25%. Foi o oitavo corte consecutivo da taxa de juros e o quarto no ritmo de um ponto percentual. A decisão já era esperada pelo mercado, de acordo com o último Boletim Focus.

 

A perspectiva de que havia espaço para um novo corte foi reforçada após o IBGE divulgar na manhã desta quarta-feira os números da inflação brasileira em agosto. A taxa acumulada nos 8 primeiros meses do ano ficou em 1,62%, menor registro para o período desde a implementação do Plano Real em 1994.

 

Quando o Copom aumenta os juros, encarece o crédito e estimula a poupança, o que faz com que a demanda seja contida e faça menos pressão sobre a atividade e os preços. Cortar os juros causa o efeito contrário. A taxa está próxima da sua baixa histórica de 7,25% em 2012, mas na época ela ficou neste patamar por um curto período já que não refletia os fundamentos da economia.

 

A ata do Copom será divulgada na próxima terça-feira, dia 12 de setembro, e a próxima reunião está marcada para os dias 24 e 25 de outubro. O mercado trabalha com a perspectiva de um corte de 0,50 ponto percentual no próximo encontro e 0,25 p.p na última reunião, em dezembro.

Nuovo Design