CELOS finaliza ciclo de auditorias e mantém o Certificado da ISO 9001

Entre 20 e 21 de novembro de 2017, a CELOS passou por Auditoria Externa de Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), com base na NBR ISO 9001 versão 2008, realizada pelo órgão certificador Bureau Veritas. A auditoria teve como resultado a recomendação da permanência do Certificado ISO 9001 pelo auditor Julian Moser, sem nenhuma evidência de não conformidades no SGQ, evidenciando-se que as práticas de gestão adotadas pela Entidade estão em conformidade com os requisitos da norma. “A avaliação da Fundação foi boa, não foram registradas não conformidades. Pessoal foi muito atencioso e que apresenta bom conhecimento do sistema de gestão da qualidade”, declarou o Auditor.

 

Desde a auditoria da qualidade anterior, realizada em novembro de 2016, foram elaborados 21 novos Procedimentos Operacionais e 20 Instruções de Trabalho, fortalecendo a Gestão e os Controles da Entidade. A lógica do Sistema de Gestão da Qualidade é a de que para entregar um produto/serviço de qualidade, primeiro é necessário criar um modelo de processo para ser seguido, isso facilitará a compreensão e execução do trabalho proposto, possibilitando a padronização. Além destes novos documentos, foram realizadas revisões e atualizações nos procedimentos e instruções de trabalhos já existentes, solidificando os preceitos de melhoria contínua, um dos requisitos da Norma ISO 9001:2008.

 

Fábio Dias, analista da Divisão de Controles Internos e Compliance – DVCI, destaca alguns pontos como fortalezas do SGQ da CELOS: “áreas estruturadas e procedimentadas com instruções de trabalho, visando a gestão do conhecimento; comprometimento da alta direção nos processos internos existentes; a realização, monitoramento e análise da eficácia de um planejamento estratégico adequado e coerente ao negócio da CELOS; atendimento a legislação vigente; equilíbrio financeiro e atuarial dos planos; e por fim o contínuo e principal objetivo da CELOS quanto a satisfação dos participantes e atendimento das partes interessadas.”

 

Com essa manutenção do certificado ISO 9001, a CELOS encerra seu ciclo de auditoria (três anos), o qual teve início no ano de 2015. Para 2018, a CELOS tem como meta não apenas a inicialização de um novo ciclo de recertificação, mas também o seu upgrade na norma fazendo a migração da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015 (nova versão da norma), já que todas as empresas certificadas deverão, impreterivelmente, migrar para a nova versão, até meados de 2018.

 

“A conclusão que chegamos é a de que tivemos uma excelente auditoria de manutenção. Importante parabenizar a todos da CELOS pelo excelente trabalho realizado e, ao mesmo, tempo, lançar à todos o grande desafio em 2018 que é a nossa recertificação e o upgrade da norma ISO 9001”, observa o Presidente da Fundação, Ademir Zanella. Para ele, melhorar os processos internos da CELOS tem como objetivo maior garantir a satisfação dos Participantes e Assistidos.

plugins premium WordPress