A influência da rentabilidade sobre o seu Plano Previdenciário

Você sabe como a rentabilidade impacta o resultado do seu plano previdenciário na CELOS? Vai depender de qual situação você se encontra, vamos explicar!

Situação 1: trabalhando ou aposentado na versão 15

Se você está no período de acumulação para aposentadoria ou já é aposentado na versão 15 (recebe por prazo determinado ou percentual do saldo – Plano de Contribuição Definida ou Plano CD) o impacto ocorre na constituição do seu patrimônio, contribuindo na manutenção ou no aumento do seu valor individual;

Situação 2: trabalhando com Benefício Saldado ou Aposentado na versão 13

Se você é aposentado na versão 13 e recebe de forma vitalícia ou está trabalhando e tem Benefício Saldado (BS), é muito importante você acompanhar e compreender a situação “atuarial” do seu plano, ou seja, o equilíbrio financeiro entre receitas e obrigações do seu plano. Dentro deste conceito atuarial, duas variáveis possuem extrema importância: expectativa de vida e taxa de juros. 

No momento do cálculo da sua aposentadoria, é projetada a evolução do seu patrimônio acumulado por determinado período de tempo (calculado em função da expectativa de vida) e rentabilizado por uma determinada taxa anual (taxa de juros). É essa taxa de juros que constitui a famosa meta atuarial (taxa de juros + inflação IPCA). 

A resultado atuarial é reavaliado anualmente, sendo que se a rentabilidade efetiva do plano no ano for superior a meta atuarial projetada, teremos resultado positivo para o plano e vice-versa. Situação semelhante ocorre no comparativo da expectativa de vida projetada para os aposentados com o que realmente acontece na prática. 

Consequências dos resultados de 2023

No caso da rentabilidade, o resultado positivo dos planos no ano de 2023 impactou diretamente na constituição do patrimônio do universo de participantes e assistidos enquadrados na primeira situação. 

Já para o universo de participantes e assistidos enquadrados na segunda situação, o resultado da rentabilidade 2023 será considerado no cálculo da situação “atuarial” em conjunto com outras variáveis que proporcionam ganhos e perdas no encerramento do exercício de 2023 do seu plano, cabendo ao Conselho Deliberativo da CELOS deliberar sobre os encaminhamentos pertinentes ao plano para que se mantenha equilibrado.

plugins premium WordPress